+55 47 3028.4040
O XML (Extensible Markup Language) é uma linguagem de marcação que pode abarcar vários formatos. Um desses formatos é o JATS (Journal Article Tag Suite), que é a norma ISO Z39.96 e define um conjunto padrão de tags para marcar os metadados e o conteúdo dos artigos de revistas científicas.
Os metadados de um artigo são estruturados em linguagem XML e organizados no padrão JATS. O arquivo XML-JATS pode ser facilmente exportado/importado em diferentes bases de dados, permitindo o fluxo de informações mais ágil entre os mais diversos indexadores.
Vantagens da adoção do XML
A adoção do JATS-XML está se tornando um requisito de indexação nas diferentes bases de dados e isto acontece porque se reconhece as vantagens que este formato acarreta, nomeadamente:
- formato processado por máquinas e legível por humanos;
- viabiliza a automatização dos processos ao permitir a extração de textos marcados e os metadados do artigo, como títulos, autores, resumos, palavras-chave, data de submissão e aceitação, onde é identificado, e das referências bibliográficas que permitem efetuar cálculos de indicadores bibliométricos;
- aumenta o número de leitores e o fator de impacto, já que os artigos publicados em JATS-XML podem ser processados por máquinas e pesquisáveis, o que significa que podem ser acedidos, lidos e indexados pelos mecanismos de pesquisa. Assim, sempre que alguém pesquisar por uma palavra-chave que se encaixa no conteúdo do artigo, ele aparecerá nos resultados de pesquisa.
- a marcação do JATS é estrutural ou semântica e declarativa, o que facilita o processamento dos artigos;
- sendo o JATS projetado para artigos, é um formato ajustável à forma como as revistas e os pré-prints são publicados.
Caso necessite de serviços de marcação de textos de artigo científico em XML, entre em contato conosco e solicite um orçamento: https://www.ciadastraducoes.com.br/pt/inicial#orcamento ou pelo telefone (47) 3028-4040.